top of page
Buscar
  • patricialuise

Como parar de fumar?



O primeiro passo é...


Consultar um profissional da área de saúde (pneumologista, cardiologista, ou psicólogo especialista em tabagismo) para definir o melhor tratamento, ter conhecimento das terapias existentes. Mudar o comportamento depende de cada um, e será essencial nessa jornada.


Tenha paciência

Não é fácil deixar a dependência química das mais de 4.700 substâncias presentes no cigarro, em especial a nicotina. O corpo sente falta e reage com sintomas como ansiedade, irritabilidade, falta de concentração, sonolência ou insônia. Mas é uma fase que em geral dura entre um mês e meio e três meses, na qual será preciso fazer um esforço ativo para lutar contra a vontade de fumar.


Mude o cenário

Limite as possibilidades de acesso ao cigarro dentro de casa, no carro e no trabalho. Tire maços e isqueiros dos lugares onde você costuma fumar para não cair em tentação sem perceber. É uma maneira de fazer o cérebro lembrar que você decidiu parar de fumar.


Distraia a vontade, ela dura até 10 minutos

A vontade de fumar não vai desaparecer da noite para o dia. O que se pode mudar é aprender a lidar com ela. Quando bate a abstinência, lembre-se de que essa vontade é passageira: dura de dois a dez minutos. Nesse intervalo, concentre-se em outra atividade – como beber água gelada, chupar uma bala de gengibre ou mastigar palitos de cenoura, pepino ou funcho – ou faça exercícios de respiração.


Aprenda técnicas de relaxamento

Ninguém vai negar que o processo para largar o cigarro é estressante. A sorte é que existem muitas técnicas de relaxamento, de controle da respiração e de atenção plena (mindfulness) que podem ajudar a manter a serenidade nos piores momentos. O importante é sair dessa energia: vá caminhar um pouco, ouça música, desabafe sobre o que te angustia.


Escove logo os dentes

Fumar um cigarro depois de uma refeição é um hábito arraigado entre muitos fumantes, mas pode ser mudado. Para não cair em tentação, escove os dentes logo depois que sair da mesa – outra tática é usar enxaguante bucal.


Cuidado com o álcool

É verdade essa história de que beber dá vontade de fumar. O álcool faz o corpo eliminar a nicotina mais rapidamente, então é preciso fumar mais para ter a mesma quantidade de nicotina no corpo. Além disso, a bebida relaxa o processo de inibição no cérebro, por isso fica mais fácil dar uma escapadinha.


Vá a lugares fechados

Para quem sempre sente vontade de fumar depois de comer ou beber, a dica é frequentar bares e restaurantes fechados, onde é proibido fumar. Mas nada de acompanhar os colegas que saírem para dar um trago, especialmente quando estiver bebendo, para não correr o risco de relaxar no objetivo.


Ocupe-se com o que você gosta

Já que você está no clima de mudar, sair da zona de conforto, que tal começar a se dedicar a uma nova atividade, como um curso, um esporte, ir ao cinema? Quando o cigarro sai de cena como fonte de prazer, é imprescindível ter outras atividades que tragam a mesma satisfação para a sua vida.


Comece a se exercitar

A atividade física diminui a fissura com o tabaco e compensa o ganho de peso natural (de dois a três quilos) ao deixar o cigarro, aponta Sabrina. Além disso, fazer exercícios também é um bom incentivo para adotar hábitos mais saudáveis no dia a dia.


Reveja seus laços

Para muita gente, fumar no intervalo do trabalho, por exemplo, é uma maneira de trocar confidências, desabafar e, assim, formar laços sociais e afetivos. Por isso, é importante pensar em outras maneiras de compartilhar esses momentos com os amigos e colegas de trabalho. É importante aprender a se interessar pelas pessoas sem acender o cigarro.



Faça terapia

Em alguns casos, o cigarro é visto como um apoio emocional para quem está passando por momentos de angústia e de tristeza. Sem ele, esses sintomas podem piorar. Por isso, o ideal é buscar ajuda psicológica e fazer uma terapia para aprender a lidar com a causa real desse estado.

8 visualizações0 comentário
Logo-vertical-2.png
bottom of page